Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa é o momento mais marcante da semana, pois nos faz refletir sobre o grande amor de Jesus para com a humanidade. Até a natureza silencia-se. O Cordeiro é imolado. Jesus morre na Cruz, rezando: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46)! E aí Jesus entrega toda a Sua história e missão a Igreja e a toda humanidade. Jesus nos entrega ao Pai. Com essa entrega, Ele coloca em prática o Seu ensinamento: “Ninguém tem maior amor do que Aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13).

Celebramos esse dia com a proclamação da Palavra de Deus e a adoração da cruz, “da qual pendeu a salvação do mundo”. Tudo se cala diante do grandioso mistério de um Deus que se imola pela salvação de todos nós pecadores.殺

É preciso manter um “silêncio interior” aliado ao jejum e à abstinência de carne. Estamos participando da “via dolorosa” com Jesus. Deve ser um dia de meditação, de contemplação do amor de Deus, que nos “deu o Seu Filho único para que quem n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Em síntese, devemos assumir a vida acolhendo as dificuldades e abraçando o sofrimento com olhar de esperança, por saber que o amor é maior. Deixar morrer todo o apego, individualismo, acomodação, injustiça e culpa. O silêncio desta Sexta-feira Santa ecoa como insistente convite para que se conheça e se assuma a postura interior de se ter ouvidos de discípulo. Quem escuta se torna um servidor do Reino de Deus.

SUGESTÃO:

✅Retire do espaço organizado todos os objetos com exceção da cruz, pois ela será contemplada por fazer memória do caminho percorrido por Jesus.

✅Cante o refrão da música “Vitória tu reinarás”, focando a letra na cruz, refletindo o seu significado.

✅Se recolha em silêncio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s